Públicado em: 21/12/2021 ás 23:07:0021/12/2021 ás 23:07:00

A insônia é compreendida como uma forma de distúrbio persistente capaz de prejudicar o processo de adormecer dos seres vivos.

Insônia: o que é?

A insônia é compreendida como uma forma de distúrbio persistente capaz de prejudicar o processo de adormecer dos seres vivos.

Há casos em que o indivíduo adormece, mas não consegue manter a boa qualidade do sono durante a noite e, por consequência, acaba despertando durante a madrugada.

Por que essa condição compromete a rotina das pessoas? Porque após vivenciar uma noite de insônia, os seres humanos tendem a se levantar da cama com grande sensação de cansaço.

Além disso, uma noite mal dormida também é capaz de afetar a qualidade do humor, alterando, assim, o comportamento do indivíduo.

É comum que a insônia afete as pessoas durante determinada fase da vida, mas alguns portadores sofrem de uma forma crônica deste distúrbio.

Nessas circunstâncias, a insônia tende a permanecer por um período de tempo alongado e, muitas vezes, indeterminado.

Quais são os sintomas da insônia?

Existem vários sintomas capazes de indicar a existência da insônia. Tenha atenção, pois a presença deles poderá fornecer indícios sobre a provável presença desse distúrbio. Veja!

Dificuldade para adormecer

É comum que os portadores da insônia passem horas rolando na cama antes de pegar no sono. Aliás, essa é uma queixa constante. Algumas pessoas alegam presenciar o alvorecer.

Cansaço no corpo

A sensação de cansaço físico é um sintoma típico de uma noite mal dormida. Afinal, quando não conseguimos descansar a mente, o corpo sofre a consequência.

Sonolência excessiva

O excesso de sono é, sem dúvidas, um dos sintomas mais presentes nos portadores de insônia. Dessa forma, o sono que não consegue se estabelecer no período da noite, tende a se tornar presente durante o dia.

Falta de atenção

A falta de atenção é mais um sintoma capaz de indicar a presença da insônia. Muitos portadores desse distúrbio apresentam dificuldade de manter a concentração. Também é comum a existência de problemas referentes à memorização.

Motivação reduzida

A sensação de cansaço constante tende a diminuir a motivação dos portadores de insônia durante a prática das suas atividades diárias.

Alteração no humor

Muitos portadores apresentam uma irritabilidade constante. Algumas pessoas afetadas pela insônia podem se tornar mais impulsivas e agressivas.

Dificuldade de manter o sono

Algumas pessoas tendem a despertar pouco tempo após adormecer. Dessa forma, esses portadores não conseguem realizar a manutenção eficiente do sono.

Dor de cabeça

A dor de cabeça localizada é apontada como um dos possíveis sintomas da insônia, estando presente em boa parte dos portadores.

Como tratar a insônia?

Para tratar a insônia será necessário investigar a sua origem. Muitas vezes, a presença desse distúrbio indica a existência de alguma doença. Entre as patologias psicológicas mais comuns estão o estresse, a ansiedade e a depressão.

Mas a insônia também pode chamar a atenção para problemas como insuficiência cardíaca, câncer, AVC, refluxo gastroesofático e distúrbios na tireóide, entre outras condições clínicas que demandam investigação.

Nesses casos, os sintomas da insônia só irão desaparecer após o tratamento. Na dúvida, procure um especialista. Ele conseguirá descobrir se a sua insônia tem relação com uma patologia ou com hábitos diários que devem ser alterados para não comprometer a sua noite de sono.

FONTE: https://www.qualicorp.com.br/