Públicado em:
17/03/2023 ás 13:45:0017/03/2023 ás 13:45:00
Atual secretário executivo do Consórcio de Saúde emite nota sobre os fatos noticiados na mídia regional
CISVP
CISVP
Foto por:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Peixoto de Azevedo, 18 de março de 2023
No dia 09/03/2023 tomei posse pela segunda vez para exercer o cargo de Secretário Executivo do CISVP.
Tal fato, digo a posse, foi decorrente da renúncia do Prefeito de Matupá para exercer o cargo de Presidente da Entidade e, ascensão do vice-presidente, o Prefeito de Terra Nova do Norte, para a função, o qual, por consequência, me estendeu o convite.
Ato contínuo, me deparei com denúncia formal a respeito da existência de irregularidades nas despesas realizadas com combustíveis no âmbito do CISVP.
Diante disso instaurei de maneira IMEDIATA uma Sindicância Administrativa Investigatória para “apurar responsabilidade administrativa em razão de indícios de irregularidades em prestação de contas relacionadas a despesa com combustíveis realizada no âmbito do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Peixoto”.
Essa providência foi informada a todos os Prefeitos que compõem o CISVP, assim como ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso.
Em respeito ao princípio da publicidade dos fatos, saliento que no dia 27/03/2023 serão ouvidas todas as pessoas que de alguma forma estão atreladas a investigação (denunciante, servidores, ex-secretário executivo, dentre outros).
Outrossim, tão logo concluída a apuração, a ela será dada a devida publicidade.
Ocorre, pois, que na data de 16/03/2023 surgiu através da imprensa nova denúncias de irregularidade no CISVP.
Uma vez, que até o presente momento não havia sido formalizada nenhuma denúncia na Entidade a respeito do tema, solicitei ao nosso corpo técnico que revise os balancetes e balanços contábeis da Entidade para identificar a existência ou não das irregularidades descritas na denúncia. Logo, em sendo verificada qualquer inconsistência, novo processo será instaurado para os fins que se propõe.
Afora disso, saliento que estive na cidade de Cuiabá para conversar com servidores da Secretária de Estado de Saúde e, lá estando, fiz-lhes a seguinte solicitação:
“Designação de equipe técnica e destinação desta ao Hospital Regional de Peixoto de Azevedo para levantamento de informações necessárias e promoção de ações que permitam:
1 – Aferir a produção hospitalar com vistas a incrementação de receitas em benefício do nosocômio;
2 – Aferir as responsabilidades a que estão adstritos os municípios consorciados com relação ao repasse de receitas para o ‘CISVP’;
3 – Aferir a possibilidade da incrementação de serviços na unidade hospitalar, inclusive, para atendimento de outros municípios que compõem a região;
4 – Enfim, desenvolver projetos que tornem não só possível como necessária a melhoria dos serviços públicos ofertados a população atendida pelo ‘CISVP’.
Digo isso porque ainda que tenha havido irregularidade no âmbito CISVP em algum momento, não podemos nos esquecer que o nosso objetivo é torná-lo cada vez mais eficiente e responsável.
Não podemos nos deslembrar que seu objetivo é prestar atendimento publico de qualidade a quem realmente precisa – a população.
Desse modo, peço humildemente aos Prefeitos e Vereadores dos municípios que integram ao CISVP, que não faça desses eventuais problemas uma “plataforma política”.
Isso porque, tal agir, na nossa humilde opinião pode culminar a extinção de uma Entidade de tão grande importância para região.
Peço que rememore que sem o consórcio, não temos atendimento de alta complexidade, perdemos o serviço de UTI, dentre outros. Ou seja, perdemos aquilo de mais precioso o CISVP nos oferece.
Assevero aos Prefeito e Vereadores que estarei à disposição para prestar toda e qualquer informação que necessitarem para aclaramento dos fatos.
Mas peço acima de tudo, apoio, porque, as pessoas que eventualmente tentem atingir com objetivo de obter-lhes o voto ao falarem mal do CISVP, são as mesmas pessoas que em algum momento poderão necessitar dos seus serviços.
Rafael Souza Barros
Secretário Executivo/ CISVP